Arte Paulo R. Braga

OBRIGADO POR VISITAR ALGUNS TRABALHOS DE MINHA EXPOSIÇÃO VIRTUAl.

11
de

Elaborar trabalhos de artes utilizando a mistura de materiais não é privilégio da arte popular, do artesanato... a colagem é uma técnica que faz uso dessa mistura e tem seu lugar na história da arte.
A Colagem é uma técnica não muito antiga, criativa e divertida, que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, cada uma de origem diferente da outra.
Os primeiros artistas a utilizarem essa técnica foram Pablo Picasso e Georges Braque, por volta de 1912. Eles colavam diversos materiais em suas pinturas a óleo. Depois de algum tempo, vários deles começaram a misturar imagens impressas de todo tipo, desde rótulos até gravuras. Max Ernst fazia criativas colagens a partir de ilustrações de jornais e revistas ou juntando coisas, inventando criaturas e ambientes estranhos.
Outro artista importante que desenvolveu a técnica da colagem como arte foi Henri Matisse. Ele chamava essa técnica de "desenhando com tesouras". A técnica consiste em cortar figuras em papéis coloridos. O resultado são composições simples, mas muito bonitas, que acabou influenciando muitos outros artistas depois dele.
Avançando um pouco mais na história, por volta da década de 60, surge a pop art, movimento que mistura imagens populares de propaganda, como caixas de sabão em pó com outras imagens, usando pintura e serigrafia. Robert Rauschenberg, artista plástico, atuante até hoje, fez muitos trabalhos desse tipo.
Uma curiosidade...
Antes mesmo dessa inovadora técnica existir, surgiu em 1880 a foto montagem, técnica que consiste em capturar várias imagens na mesma chapa em momentos diferentes. Assim criava-se um rosto com uma árvore na testa, uma paisagem com prédios no céu etc. Com a chegada dos computadores, muita coisa pôde ser criada dentro deste estilo. A Propaganda é, hoje em dia, a que mais se beneficia deste recurso. Por muitas vezes mal percebemos a origem das imagens, tal a aparência de verdadeira que possuem.
1997-2009,EduKbr

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário:

Sobre este Blog

Paulo Roberto Braga,

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em setembro de 1959, iniciou nas artes plásticas ainda muito jovem, sendo um autodidata; foi descobrindo as técnicas, cores, desenhos, texturas e sombras, cada vez mais aperfeiçoando-se e inovando na sua arte de pintar.

Desde o primeiro contato com as tintas, os lápis coloridos, carvões, aquarelas, as telas de tamanhos e formas variadas foram incluídas em seus trabalhos. Começou a frenqüentar exposições e eventos, com isso foram vindo os primeiros elogios e medalhas.

Na região litorânea, veio a conhecer o renomado Artista Plástico, Luiz Alaf, formando-se assim uma grande amizade e trocas de experiências artísticas, aumentando sua bagagem.

Foi no surrealismo que passou toda sua emoção e o seu entendimento do real, fazendo com que as pessoas viajassem dentro de sua arte. Indo mais tarde por outros caminhos ,encontrou na natureza morta, paisagens e flores uma fonte de inspiração, criando telas belíssimas com esses temas.

Atualmente esta em outro momento, pesquisando o abstrato geométrico em (lugar de expressar estados emocionais, os abstratos geométricos expressam estados ou valores intelectuais)*.

Expandindo seu pontencial e pesquisando o artesanato em madeira, tecido, cerâmica, pintura decorativa como pátina, decapê, texturas, entre outras. Posteriormente veio o mosaico, onde apresenta um trabalho de cores fortes e vibrantes, uma das características de tudo que já fez, o que reflete seu temperamento alegre e espontâneo.

Recentemente dedicou-se ao designer de luminárias, decorativas e modernas, feitas com materiais recicláveis, em cores vibrantes e craqueladas.
*she.art.


Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; Se não fosse por elas esse blog não teria saido do lugar.
Aos apreciadores que se interessem por alguns dos meus trabalhos (Artes Plásticas, Luminárias, e Mosaicos). Deixo meu e-mail paulo.rbraga@yahoo.com.br para possíveis encomendas.

E o meu Agradecimento.

Academia Brasileira de Belas Artes

Academia Brasileira de Belas Artes
Recebendo Diploma de medalha de Bronze. "Curador - Kim Mattos"

Diploma da Academia Brasileira de Belas Artes

Diploma da Academia Brasileira de Belas Artes

Arquivos